domingo, 23 de outubro de 2011





 Rabino Daniel Litvak


Rabino de Israel acredita que Barros Basto vai ser reabilitado


O rabino israelita Daniel Litvak crê que a Assembleia da República vai reabilitar o capitão Barros Basto, um militar judeu que durante o Estado Novo foi separado do Exército por alegadamente realizar operações de circuncisão a alunos da escola teológica israelita do Porto.
«A decisão de 1937 ofende a lei internacional em matéria de direitos humanos. Foi negada a liberdade religiosa a Barros Basto. A circuncisão sela o pacto de Deus com o povo de Israel» - declarou Daniel Litvak, que viveu durante dois anos na cidade do Porto e que leu atentamente o processo que vitimou o capitão.
Pela sua experiência pessoal, o ainda rabino oficial e honorário da comunidade israelita do Porto considera que a sociedade portuguesa é avessa ao anti-semitismo: «Em Portugal é possível andar de kipá [pequeno chapéu usado pelos judeus] a toda a hora e em qualquer lugar. O preconceito contra os judeus não existe na população em geral, nem acredito que exista na Assembleia da República. É urgente por isso corrigir a decisão anti-semita que pesa sobre a alma de Barros Basto há 74 anos».
Nos próximos dias, advogados portugueses e ingleses vão endereçar à Assembleia da República um pedido de reabilitação de Barros Basto, em representação da sua neta. O pedido será levado ao conhecimento de organizações internacionais de combate ao anti-semitismo, como a LAD e a ECRI.
Espera-se para breve a resolução definitiva do chamado “Caso Dreyfus português”.

In CORREIO DO DOURO – 23-10-11

Sem comentários:

Enviar um comentário