domingo, 13 de novembro de 2011


Pedido de reabilitação de Barros Basto na AR

Rabino israelita afirma que discussão do Orçamento deve esperar

Todas as discussões do parlamento, incluindo a do Orçamento de Estado, só devem ter lugar depois de ser declarada a reabilitação de Barros Basto: o militar judeu que foi expulso do exército português em 1937 por praticar actos próprios da religião judaica.

A opinião é do rabino israelita Daniel Litvak, que se encontra de visita a Portugal. Aos jornalistas, o mestre da religião hebraica afirmou que “o parlamento português deve corrigir o mais rapidamente possível a decisão anti-semita que em 1937 vitimou Barros Basto, e só depois é que devem ser discutidos os outros temas, sejam eles quais forem, porque o mais importante de tudo é fazer Justiça”. Mostrando estar a par da actualidade portuguesa, o rabino acrescentou compreender a “preocupação dos deputados com o Orçamento do país mas os judeus esperam há mais de 500 anos que Portugal lhes faça Justiça. Esta é uma oportunidade
Daniel Litvak fez questão de “recordar” que a sentença anti-semita do Estado Novo ainda produz efeitos muito graves na actualidade: “Essa sentença é uma afronta ao povo judeu no seu conjunto, mas também a toda a humanidade”.
A visita de Daniel Litvak – que é também rabino oficial do Porto – ao nosso país surge no momento em que o parlamento está a apreciar um pedido de reabilitação de Barros Basto interposto pela sua neta e subscrito pelo advogado Rui da Silva leal, representante da Ordem dos Advogados na última reforma penal.
O pedido, a que tivemos acesso, sublinha que o militar já deveria ter sido reabilitado em 1974: “O 25 de Abril pode ter reparado muitas injustiças do passado, mas pelo menos um homem ficou esquecido. Ficou esquecido Arthur Carlos Barros Basto. Ficou esquecido o judeu”.
De acordo com informações por nós recolhidas, Fernando Negrão, presidente da Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias já terá declarado a urgência do processamento da resolução que poderá reabilitar Barros Basto.

Sem comentários:

Enviar um comentário