sexta-feira, 16 de março de 2012



(In CORREIO DO DOURO, 14.03.2012)

PARLAMENTO REINTEGRA BARROS BASTO NO EXÉRCITO

Por Paula Morgado

Depois de a Comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais ter procedido à reabilitação moral do capitão Barros Basto, devolvendo-lhe  bom nome a que todos os cidadãos têm direito, agora, com argumentos idênticos, a Comissão parlamentar de Defesa Nacional decidiu que ele deve ser reintegrado no exército.
A neta de Barros Basto, Isabel Ferreira Lopes, dirigente da comunidade israelita do Porto, fundada pelo avô, confessou o seu agrado pela decisão: «Deus permitiu que se fizesse justiça 50 anos após a morte do meu avô. A sua  alma poderá agora descansar em paz.»
No relatório final da Comissão de Defesa Nacional, aprovado por unanimidade de todas as forças políticas, é dado por assente que Barros Basto foi punido por factos que se «relacionam directamente com a prática regular da sua religião» e que o processo de que foi alvo «se traduz num processo de perseguição e discriminação religiosa», donde se segue que «os grupos parlamentares devem proceder à elaboração de um Projeto de Resolução com vista a reintegrar postumamente nas fileiras do Exército o Capitão Arthur Carlos Barros Basto».
CDS e PSD, com maioria no parlamento, já tomaram a iniciativa de elaborar o projecto de Resolução que formalizará a reintegração simbólica de Barros Basto no exército, provavelmente com a patente de coronel. A reintegração é agora um facto consumado.

Sem comentários:

Enviar um comentário